Blog FastFut

Dupla de atacantes da Bundesliga é destaque na convocação dos EUA

Celso de Miranda

Ainda sem vencer na fase decisiva das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o treinador da seleção dos Estados Unidos, Bruce Arena anunciou nessa quarta-feira a lista dos 24 jogadores que vão enfrentar Honduras e Panamá.

Depois de perder os dois jogos  contra Costa Rica (fora) e México (em casa), Arena apostou na experiência e chamou 19 jogadores que já participaram das Eliminatórias.

Com zero ponto depois de perder os 2 primeiros jogos contra Costa Rica (2-0) e México (1-2), os EUA estão na lanterna entre as 6 seleções que disputam as 3 vagas diretas da CONCACAF: Costa Rica (6 pontos), México e Panamá (4) estariam classificados para a Copa do Mundo se o torneio acabasse agora.

Além da volta de alguns veteranos, como Clint Dempsey e Tim Howard, a lista de Arena conta também com dois jovens atacantes, que estão em ótima fase na Bundesliga: Bobby Wood, de 24 anos, no Hamburgo, e Christian Pulisic, de 18, no Dortmund.

''Nós convocamos um grupo equilibrado, que nos dá opções em jogar de várias maneiras diferentes'', disse Arena. ''É um grupo qualificado e experiente e todos estão focados em ter sucesso nesses dois jogos.''

''Mas também chamamos alguns jogadores novos, que nós consideramos prontos para ter uma oportunidade e que podem ser importantes nesse momento do time.''

''Nossa abordagem para esses jogos é simples: queremos vencer.''

Os jogadores norte-americanos se apresentam em San José na  Califórnia (19/3), onde o time enfrenta Honduras, na sexta-feira 24/3,  no Avaya Stadium.

Em seguida, na terça (28/3), os EUA enfrentam o Panamá no Estádio Rommel Fernandez, na Cidade do Panamá.

Nos outros jogos da rodada, o México enfrenta a Costa Rica, no Estádio Azteca, e Trinidad e Tobago recebe o Panamá no Hasely Crawford Stadium, em Port of Spain.

Afastado desde junho, Dempsey volta à equipe

Os 24 dos EUA

  • Goleiros: Brad Guzan (Middlesbrough/ING), Tim Howard (Colorado Rapids), Nick Rimando (Real Salt Lake)
  • Zagueiros: DaMarcus Beasley (Houston Dynamo), John Brooks (Hertha Berlim/ALE), Geoff Cameron (Stoke City/ING), Omar González (Pachuca/MEX), Michael Orozco (Clube Tijuana/MEX), Tim Ream (Fulham/ING), Jorge Villafaña (Santos Laguna/MEX), Walker Zimmerman (FC Dallas)
  • Meio-campistas: Kellyn Acosta (FC Dallas), Alejandro Bedoya (Philadelphia Union), Michael Bradley (Toronto FC), Jermaine Jones (Los Angeles Galaxy), Fabian Johnson (Borussia Mönchengladbach), Sebastian Lletget (LA Galaxy), Dax McCarty (Chicago Fire), Darlington Nagbe (Portland Timbers), Christian Pulisic (Borussia Dortmund)

  • Atacantes: Jozy Altidore (Toronto FC), Clint Dempsey (Seattle Sounders), Jordan Morris (Seattle Sounders), Bobby Wood (Hamburgo)

Destaques

  • A lista conta com 19 jogadores com a experiência anterior nas Eliminatórias: 10 jogadores têm 12 ou mais aparições no torneio enquanto 5  disputaram mais de 30 jogos: Clint Dempsey (36), Jozy Altidore, DaMarcus Beasley e Tim Howard (33), e Michael Bradley (31).
  • Os EUA terão o retorno de 3 veteranos recuperados de lesões: depois de ter ficado de fora por causa de um exame que detectou batimento cardíaco irregular, o atacante Clint Dempsey volta ao time pela primeira vez desde a Copa America Centenario, em junho passado. O goleiro Tim Howard também está de volta depois de se recuperar de uma fratura sofrida durante a derrota para o México, em novembro. Fora desde a vitória por 2 a 0 no amistoso diante de Cuba, em outubro de 2016, em Havana, o lateral Geoff Cameron se recuperou de um entorse no ligamento colateral medial sofrido em partida do Stoke City

Em boa fase no Dortmund, Pulisic é esperança de gols

  • Expulso na partida contra o México, o meia Jermaine Jones cumprirá suspensão na partida contra Honduras e só poderá atuar contra o Panamá e
  • Depois de se tornar o mais jovem jogador norte-americano a marcar na Liga dos Campeões, Christian Pulisic deve ser titular em sua 4ª convocação para o time principal: aos 18 anos, ele tem5 gols e 8 assistências nos 30 jogos pela Dortmund, nessa temporada.
  • Bobby Wood marcou 9 gols em 23 jogos nessa temporada pelo Hamburgo: o último, na vitória por 2-1 sobre o Borussia Mönchengladbach no sábado

Tags : Bruce Arena