Blog FastFut

Irã é a 3ª seleção garantida na Copa do Mundo

Celso de Miranda

O Irã venceu o Uzbequistão por 2-0, essa noite, no Estádio Azadi, em Teerã, nas Eliminatórias da Ásia, e conquistou uma das 4 vagas do continente na Copa do Mundo de 2018.

Com duas rodadas de antecedência, o time do técnico português Carlos Queiroz junta-se a Rússia e Brasil como a 3ª seleção já garantida na Copa.

Líder invicto no Grupo A, o Irã chegou aos 20 pontos (em 8 jogos) e não pode ser mais alcançado pelo 3º colocado Uzbequistão (12): os dois melhores times de cada grupo têm vaga direta na Copa.

O Irã, que vai para sua 5ª Copa do Mundo, pela primeira vez vai participar de dois Mundiais seguidos.

Na Copa do Brasil, o time disputou o Grupo F e depois de marcar seu único ponto na estreia, em Curitiba, num empate em 0-0 contra a Nigéria, e das derrotas para Argentina (1-0) e Bósnia e Herzegovina (3-1), caiu ainda na primeira fase.

Principal estrela do time, o atacante Sardar Azmoun, do Rostov, da Rússia, abriu o placar aos 23'.

No 2ºtempo, o time da casa chegou a perder um pênalti, cobrado pelo capitão Masoud Shojaei, mas, no final, o atacante Mehdi Taremi (88') garantiu a vitória, a 11ª consecutiva do Irã nas Eliminatórias da Ásia.

Irã: 5a. participação

4 vagas e meia
Apesar da derrota, o Uzbequistão permanece em 3º lugar no Grupo A (12 pontos) e ainda briga pela 2ª vaga com a Coreia do Sul (13), que enfrenta o Qatar nessa terça-feira.

Os 2 melhores de cada grupo têm vaga direta na Copa e os 3ºs colocados ainda disputam um playoff em jogos de ida e volta para decidir o 5º melhor da Ásia, que em novembro disputa a repescagem contra o 4º colocado da CONCACAF.

Atualmente ao lado de Austrália e Arábia Saudita (16 pontos), o Japão pode se isolar na ponta do Grupo B, caso pontue amanhã diante do Iraque, em jogo que por questões de segurança será disputado no PAS Stadium, em Teerã.