Blog FastFut

Japão vence a Austrália e garante vaga na Copa da Rússia

Celso de Miranda

O Japão venceu a Austrália por 1-0, nessa quinta-feira, no Estádio Saitama e é a 4ª seleção a garantir vaga na Copa do Mundo de 2018, se juntando ao Brasil, Irã e à dona da casa Rússia.

Os ‘Samurais Azuis’ chegaram a 20 pontos no Grupo B das Eliminatórias Asiáticas e não podem mais ser alcançados na última rodada.

Sem algumas de suas principais estrelas, como Shinji Kagawa, Shinji Okazaki e Keisuke Honda mantidos no banco de reservas pelo técnico Vahid Halilhozic, coube a dois jovens valores fazerem a festa dos 59.492 torcedores no Estádio Saitama.

Primeiro, aproveitando o vacilo da zaga australiana, o atacante do Stuttgart Takuma Asano, 22 anos, apareceu sozinho na área para completar de pé esquerdo o cruzamento do meia Yuto Nagatomo e abrir abriu o placar aos 41', ainda no 1° tempo.

Apesar de ter menos posse de bola no 2º tempo (48% contra 52% da Austrália), o Japão definiu o placar aos 82': o meia Genki Haraguchi retomou a bola no meio-campo e serviu a outro jovem valor Yosuke Ideguchi: o volante do Gamba Osaka, de 21 anos, acertou um lindo chute de fora da área, definindo o placar e a classificação.

Asano: atacante de 22 anos abriu o caminho da vitória

Mais
Austrália e Arábia Saudita, que perdeu para os Emirados Árabes Unidos (2-1), na abertura da rodada, na terça-feira, ambas com 16 pontos, vão decidir a 2ª vaga do grupo na última rodada (terça, 5 de setembro): os árabes recebem o Japão, em Riad e os australianos jogam em Melbourne com a desclassificada Tailândia.

No Grupo A, com o Irã (20 pontos) já garantido na ponta, a 2ª vaga está entre Coreia dos Sul (13) e o Uzbequistão (12): ainda nessa quinta (9h), os coreanos recebem o Irã, em Seul, e se classificam se vencerem e os uzbeques perderem para a China, no Wuhan Sports Center Stadium.

Caso haja outro resultado,  Uzbequistão e Coreia a última rodada, na terça-feira, num confronto direto no Estádio Bunyodkor em Tashkent.

Última chance
Com 9 pontos no Grupo A, a Síria ainda tem chance matemática de ficar com uma das vagas diretas,desde que ganhe suas duas últimas partidas contra o Qatar e o Irã e ainda conte com resultados negativos dos rivais.

No Grupo B, a vitória dos Emirados Árabes Unidos sobre a Arábia Saudita significa que o time de Edgardo Bauza ainda têm uma chance matemática de ficar em 3o e avançar ao play-off.

As duas equipes que terminarem na 3ª posição da cada grupo jogam nos dias 5 e 10 de outubro, e o vencedor enfrentará o 4º colocado da CONCACAF nos playoffs Intercontinental, nos dias 6 e 14 de novembro.