Blog FastFut

Alemanha, Nigéria e Costa Rica: quem é a próxima a garantir vaga Copa

Celso de Miranda

Com Japão, México e Bélgica se classificando nos últimos dias, e Brasil, Irã e Rússia já garantidos, 6 das 32 seleções que vão disputar a da Copa do Mundo do ano que já foram definidos.

Isso deixa 26 lugares ainda em disputa e nos próximos 2 dias novos nomes serão definidos.

Atuais campeões podem garantir vaga nessa segunda

Somente na América do Sul, onde 8 seleções ainda disputam as 3 vagas diretas e a vaga nos playoffs, e na Oceania, onde a única vaga será definida apenas em novembro, no jogo entre o campeão das Eliminatórias local (Nova Zelândia ou Ilhas Salomão) e o 5º colocado do torneio sul-americano, é que nenhuma seleção pode garantir vaga já nessa semana.

Veja quem pode garantir vaga essa semana:

Ásia (AFC) –  Já classificados: Irã, Japão
Na última rodada das Eliminatórias, a Coreia do Sul lidera o Grupo A e estará classificada se vencer o Uzbequistão nessa terça-feira em Tashkent. Um empate bata aos sul-coreanos se a Síria não vencer o já classificado Irã, em Teerã.

O Uzbequistão também pode ficar com a vaga: para isso precisa vencer a Coreia do Sul e o Irã bater os sírios.

No Grupo B, 1 gol de saldo dá vantagem à Arábia Saudita diante da Austrália: os árabes garantem vaga se o seu resultado em Riad diante do Japão coincida com o resultado da Austrália contra a Tailândia, em Melbourne.

Por outro lado, a Austrália precisa vencer e torcer contra os sauditas. Se empatarem, os australianos precisa que o já classificado Japão vença a Arábia Saudita, em Riad.

Os Emirados Árabes Unidos também têm uma chance mínima, mas precisaria vencer o Iraque, torcer por derrotas de Arábia Saudita e Austrália e ainda descontar 8 gols de desvantagem no saldo de gols.

África (CAF) – Nenhum classificado
A Nigéria pode se tornar a primeira seleção africano a garantir vaga na Copa com 3 rodadas de antecedência: para isso, os nigerianos precisam vencer Camarões fora de casa (nessa segunda-feira, em Yaundé) e torcer para que a Zâmbia não vença a Argélia, na terça.

Austrália depende de tropeço da Arábia Saudita

América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) – Já classificado: México
Uma vitória em casa diante do México, na terça-feira, garante a Costa Rica na Copa, independentemente dos resultados nas duas últimas rodadas. Até um empate serve aos costa-riquenhos,  dependendo dos resultados das partidas entre Panamá vs. Trinidad e Tobago e Honduras vs. Estados Unidos.

Europa (UEFA) – Já classificados: Rússia (país sede) e Bélgica
Depois da classificação da Bélgica, que venceu a Grécia, nesse domingo, fora de casa, é Alemanha que pode confirmam vaga na Rússia 2018 com duas rodadas de antecedência.

A atual campeã se classifica caso derrote a Noruega nessa segunda-feira, em Stuttgart, e a Irlanda do Norte não vença a República Checa, em Belfast.