Blog FastFut

Coreia do Sul e Arábia Saudita vão à Copa do Mundo

Celso de Miranda

Coreia do Sul e Arábia Saudita conquistaram, nessa terça-feira, as duas vagas restantes nas Eliminatórias Asiáticas, juntando-se a Irã e Japão como os 4 representantes do continente na Copa do Mundo da Rússia.

Com um empate em 0-0 fora de casa, diante do Uzbequistão, a Coreia do Sul contou com o empate entre Síria e Irã (2-2) para ficar com a 2ª vaga do Grupo A.

Será a 10ª participação dos sul-coreanos em Mundiais, e é o primeiro país da Confederação Asiática a atingir essa marca. Vai ser ainda a 9ª participação consecutiva da Coreia do Sul, que desde a Copa de 1986, no México, disputou todos os Mundiais.

Já os sauditas chegaram à vaga ao vencerem o Japão em casa pelo placar de 1-0: será a 5ª Copa do Mundo da Arábia Saudita, que volta ao torneio pela primeira vez desde a 2006, na Alemanha.

Última chance
Com o empate diante do Irã, a Síria ficou com a 3ª colocação do grupo e manteve as esperanças de uma inédita classificação.

Em outubro, os sírios enfrentam o 3º colocado do Grupo B (Austrália), por uma vaga no playoff intercontinental, quando o 5º colocado da Ásia enfrenta o 4º colocado da Concacaf em novembro.

No outro jogo do grupo, o Qatar perdeu em casa para a China (1-2), em Doha, na despedida das duas seleções.

Torcida sul-coreana comemorou em Tashkent

Emoção
No Grupo B, a Austrália venceu a Tailândia no jogo que abriu a última rodada, mas ainda tinha que esperar o resultado do jogo entre Arábia Saudita e Japão, que se enfrentariam em Riad algumas horas mais tarde.

Com a vitória dos australianos, os sauditas precisavam dos 3 pontos e eles vieram com o gol de Fahad Al Muwallad, aos 18' dos 2º tempo.

O meia do Ittihad, que entrou no intervalo, recebeu um passe de Nawaf Al Abid e acertou um chute fortíssimo no ângulo esquerdo do goleiro Eiji Kawashima.

Foi a primeira vitória da Arábia Saudita sobre o Japão na história das Eliminatórias.

Com os resultados Arábia Saudita e Austrália terminaram empatadas em pontos (19), e a vaga ficou com os sauditas por terem 2 gols a mais de saldo.

Como 3º colocado do Grupo B, os australianos enfrentam a Síria, em outubro, numa disputa que vale uma vaga na repescagem contra o 4o. colocado da CONCACAF e o sonho de chegar à Copa do Mundo.

No outro jogo do grupo, o Iraque venceu os Emirados Árabes Unidos por 1-0.